Avançar para o conteúdo principal

"Águias de Deus"

6-1-2014

ÁGUIAS DE DEUS 
(parte II)


Introdução: O que o leitor pode tirar deste pequeno mas profundo estudo são os ricos ensinos de edificação, sabedoria e de grande reflexão para a sua vida. Á medida que lê pode aproveitar ao máximo a sua reflexão, acrescentando ao estudo suas próprias experiências, seu conhecimento e muitos outros pensamentos inspirativos que receberá na comunhão do Espírito Santo.

1- ÁGUIA- UMA FIGURA DA NATUREZA DE DEUS E DO CRISTÃO

 A visão de João – “Uma águia voando”

(Apocalipse 4: 7) –"E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando."

O Apóstolo João tem uma visão do trono da majestade de Deus e vê um dos seres viventes semelhante a uma águia voando. Apoiando-me nesta visão em particular e segundo o estudo das simbologias creio que este ser vivente representa para nós a natureza da majestade de Deus com todo o seu esplendor. Ao compreendermos o significado desta visão estamos a trazer uma grande revelação sobre o nosso Deus e um mais profundo conhecimento sobre nós mesmos.

·      ( Sl. 93: 1) – "O Senhor reina; está vestido de majestade: o Senhor se revestiu e cingiu de fortaleza. o mundo também está firmado, e não poderá vacilar." 

“Força e majestade” são características da natureza da águia. A águia é um símbolo da força e da majestade de Deus.
Deus é essa grande águia com toda a sua força, magnifico em poder e revestido de majestade.

·      (Pv. 30: 19) – Ilustração para o cristão a partir da fauna.
“ o caminho da águia é no céu”

O rei Salomão na sua riquíssima sabedoria servia-se de muitas ilustrações para trazer-nos revelação sobre a nossa natureza humana e também a natureza espiritual do Cristão. A natureza da águia e as suas características é uma das grandes ilustrações que as escrituras têm para nos revelar o fantástico propósito de Deus para a nossa vida.
O destino que Deus reservou para a águia quando a criou foi nas alturas, nos céus, onde ela se sente no seu verdadeiro habitat, onde procura grandes desafios, onde tem prazer de estar, onde atinge todas as suas habilidades. Deus resolveu usar a vida da águia como uma ilustração da vida de seus filhos que foram destinados a viver de um só modo de vida que lhes dá prazer, realização e cumprimento do propósito de Deus. O cristão foi chamado para viver uma vida sobrenatural na dimensão do Espírito de Deus, uma vida de fé como modo de vida, focada em Cristo e na dinâmica da glória de Deus. Só assim é que alcançamos o propósito de Deus e glorificamos o seu nome, vivendo uma vida que está de acordo com o que Ele planeou que fosse para nós, os seus redimidos e abençoados filhos.

2- CARACTERÍSTICAS DA ÁGUIA 

A águia – ave de rapina, de grande porte, com grande acuidade (agudeza) visual e capacidade de voo.


A ÁGUIA MÃE / A ÁGUIA PAI – UMA FIGURA DO NOSSO DEUS

(Êxodo 19: 4) – "Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim..." 

Águias filhos- como águias nas alturas.
Crescendo e descobrindo sua identidade.
Temos o sopro de Deus, passamos a ter sua essência e descobrimos que temos a natureza e a habilidade da águia, nascemos em Deus para sermos águias.  
( Jo 20: 21-22 )- "...assim como o o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo."

Quando não estamos no nível de crescimento para atingirmos grandes desafios ou vitórias em nossa vida precisamos de nos colocar sob a grandeza de Deus para irmos mais longe, assim como a águia mãe faz com os seus filhotes quando estes estão numa fase de dar o salto para o seu crescimento natural.
“Voamos sobre as asas da grande águia”

2.1.O FUNDAMENTO DA ÁGUIA – SEU ABRIGO

O ninho da águia – símbolo da proteção e segurança do cristão.

(Dt. 32: 10-15) –   A águia – uma figura da natureza de Deus.

Como Deus instrui as suas pequenas águias (o seu povo):
“ … Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas, assim, só o Senhor o guiou (o seu povo).”(vs.11,12)
( Sl. 57: 1-2) - “... e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.”

O ninho da águia é um lugar que resiste às maiores tempestades. A águia constrói o seu ninho amplo e na fenda da rocha e sabe que no pico do rochedo aparecem as grandes rajadas de vento.
A águia faz o seu ninho nas covas dos altos rochedos, constrói na parte mais alta do penhasco, em lugar seguro, firme e forte. Cobre o ninho com grandes e pequenos galhos, com plumas e folhas.
Os ninhos chegam a pesar até duas toneladas, com diâmetro para três metros e profundidade que pode ir até seis metros.
O que podemos aprender daqui?
A construção da nossa vida sobre fundamento:
(Mt. 7:24) – Constrói a tua vida na Rocha, o nosso Senhor Jesus.
Devemos edificar a nossa vida sobre a Rocha.
(1ª Co. 10: 4); (1ª Pe. 2: 4,6) – Jesus Cristo a nossa Rocha.
(Sl. 57: 1-2) – No abrigo das asas de Deus. Enfrenta as tempestades da maneira correta.
(Cl. 3: 1-2) – Nossa vida está escondida com Cristo em Deus.
(Sl. 84 – Pardais e andorinhas junto aos altares- abrigo e oração/adoração)
Altares está citado no plural. Realmente existiam dois altares no tabernáculo, um era o altar dos holocaustos e o outro o altar de incenso, este último serviu sempre de abrigo e refúgio para todos quantos confiavam no seu significado. Nós hoje estamos agarrados a Cristo, nosso abrigo e refúgio, bem como debaixo da proteção de Deus Pai. Estamos debaixo das asas do Todo Poderoso, a grande águia que nos abriga das grandes tempestades desta vida e nos ensina a voar pela fé nas alturas do Espírito de acordo com esta natureza descoberta em Cristo.

2.2.         ENFRENTANDO A TEMPESTADE – VOANDO PARA OS LUGARES MAIS ALTOS

(Is. 40: 31) - “ … os que esperam no Senhor … subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão. “
Características da águia: A águia quando faz o pico atinge 350 km/h, e chega a percorrer 1600 km de distância.
Quanto maior for a tempestade, mais força e firmeza ela adquire; ela, assim como o falcão, enfrenta a tempestade, não foge e move-se pelas correntes do vento, sabe para onde vai, sabe como voar e como superar a tempestade. Ela apanha as correntes do vento e sua energia e aproveita para voar para as alturas, onde alcança paz e vitória.
Ela não tem medo e voa acima da mais alta tempestade.
O cristão como águia deve viver nesta dimensão de vida com suas características, própria de uma águia, não pode esquecer-se da sua natureza, não pode deixar perder aquilo para o que foi formado, se adquirir outro estilo de vida então tomará características semelhantes a certos animais cuja  natureza nada representa como figura de um verdadeiro cristão-águia, isto não convém para quem deseja ser seguidor de Deus.
( Pv. 30: 19) - “...o caminho da águia é no céu...”

O que devemos fazer como cristãos-águias ?

2.2.1.          Ter uma mente firme e um coração confiante em Deus.

(Is. 26:3) - “Conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti, porque ele confia em ti.”

2.2.2.         Viver no Espírito

 (Zc. 4: 6) - “Pelo meu Espírito, diz o Senhor ...”

O cristão como águia deve viver no Espírito, deve viver para as coisas do Espírito de Deus, e enfrentar os desafios por uma vida de fé. Sua vida é regida pelo Espírito, se sai desse caminho sujeita-se a perder os movimentos, a dinâmica e a visão espiritual, como é próprio da natureza de uma águia.
O cristão deve voar nas correntes do Espírito, assim como a águia procura as correntes do vento para alcançar as maiores alturas.
A águia tem um único jeito de viver, e vive conforme foi criada, assim é o cristão, ele sabe quem é, conhece a sua identidade.
(2ª Timóteo 1: 12) - “ ...eu sei em quem tenho crido...”
A águia confia nas suas capacidades e no vento que Deus criou para se deslocar e aventurar rumo ao seu destino. Assim também é o cristão nas sua posição perante a vida, ele sabe onde vive espiritualmente, para quem vive, e em que recursos tem assente a sua fé.
A águia é uma ave que não tem medo, ela já aprendeu a conviver com os seus adversários e enfrentá-los, por conhecer as suas habilidades sabe que é vitoriosa.
Disse o Rei David:
(Sl. 23: 4) - “ Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo...”. Somos do Senhor, e ainda que andemos pelo vale da sombra da morte não temeremos mal algum, porque Ele está sempre connosco. Aprendamos a reconhecê-lo em todos os nossos caminhos e a confiar toda a nossa vida em suas mãos.

2.2.3.          Devemos voar com as asas da fé, pela oração, louvor, e adoração.

Temos a promessa de Deus, da sua instrução e direção sobre a nossa vida aqui na terra.

(Sl. 32: 6-8)- "Pelo que todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar: até no transbordar de muitas águas, estas a ele não chegarão.
Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia: tu me cinges de alegres cantos de livramento.
Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos."

(Sl. 95: 1-6) – "Vinde, cantemos ao Senhor: cantemos com júbilo à Rocha da nossa salvação (...) nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas..."

Devemos adorar e louvar à "Rocha da nossa salvação."
"Nas suas mãos estão os fundamentos da terra."

2.2.4.     Devemos permanecer nas alturas.

 Isso significa uma vida dirigida pelo Espírito de Deus, permanecendo na verdade da sua Palavra, permanecendo no mover de Deus a cada dia, sendo sensíveis aos seus movimentos quando tomamos decisões, quando servimos na sua obra e experimentamos constantemente a sua presença. É fundamental termos sede de Deus e nos desprendermos em seus braços de amor para que conheçamos o seu mundo espiritual, pois este mundo que nos rodeia está cheio de enganos, de decepções, de falsidades, e de coisas vazias e sem sentido, coisas que amedrontam, que aprisionam, e que entristecem, mas o cristão-águia deve colocar-se na atitude certa e na permanente expectativa do que o Espírito Santo tem para fazer com ele.

( Judas vs.20 ) - “ … orando no Espírito Santo … “
Devemos conservar o que somos e o que temos, por uma vida controlada pelo Espírito, vigiando em oração e sujeitos à boa Palavra de Deus.
(Sl. 105: 1-19) –"...Mandou perante eles um varão, que foi vendido por escravo: José. (...) até ao tempo em que chegou a sua palavra; a palavra do Senhor o provou."

 Há um tempo de Deus para nós, o tempo da operação da sua Palavra.
Quando voamos com Deus, perceberemos que  pelo motivo de vivermos nas alturas teremos muitas tribulações, e uma coisa que devemos aprender em tempos de prova e de espera é que receberemos a ajuda de Deus  no tempo certo para nos mantermos  nessa posição e para alcançarmos voos mais altos, estaremos preparados para atingirmos longos e preciosos percursos espirituais. Com Deus no controle da nossa vida, atingiremos caminhos nunca antes navegados; como José, usamos as adversidades e transformamo-las em oportunidades de crescimento e de testemunho da nossa vida. Em todo esse tempo somos chamados a demonstrar os nossos talentos e fidelidade para sermos preparados para o que está por vir. Prepare-se e confie, por que Deus é justo e soberano, ele cuida em fazer-nos entrar no seu propósito eterno.

(1ª Co. 2: 9-10) – " Mas, como está escrito. As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." 

É fundamental o conhecimento interior, compreendermos as coisas de Deus, e isso pela revelação do Espírito de Deus ao nosso espírito. Precisamos de subir de nível, estarmos adequados ás condições do nosso meio.
Como homens espirituais fomos chamados para as alturas, vivendo no nosso habitat, para isso é imprescindível  conhecermos e experimentarmos as coisas de Deus pela revelação do Espírito Santo, pois o homem natural compreende as coisas que são da terra porque vive numa dimensão terrena, é pelo seu espírito que compreende as coisas próprias do homem natural. O homem natural bebe de fontes humanas e mundanas, tentar compreender as coisas de Deus numa perspectiva terrena é uma loucura e um falhanço. Aquele que vive no Espírito não pode nunca depender da sua capacidade intelectual por mais eloquente que seja, é o Espírito Santo que deve ser o novo domínio, é por ele que temos a mente de Cristo e que obtemos um entendimento espiritual. É na renovação das nossas mentes pela Palavra de Deus que recebemos uma nova cultura, uma nova visão do reino, uma nova perspectiva das coisas respeitantes a Deus.

(Continua no próximo número)

PAZ, 

FERNANDO FRANCO



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Águias de Deus"

29/1/2015 "Águias de Deus" (parte II) Introdução : O que o leitor pode tirar deste pequeno mas profundo estudo são os ricos ensinos de edificação, sabedoria e de grande reflexão para a sua vida. Á medida que lê pode aproveitar ao máximo a sua reflexão, acrescentando ao estudo suas próprias experiências, seu conhecimento e muitos outros pensamentos inspirativos que receberá na comunhão do Espírito Santo . VISÃO DA ÁGUIA – NAS ALTURAS VEMOS COM OS OLHOS DE DEUS 1- Os olhos da águia - Possuem visão ampliada, telescópica, vêm à distância com o olhar fixo e firme que lhe permite detectar à distância e com rapidez a sua presa. Têm uma película nos olhos que impede de lacrimejar, mantêm a visão quando enfrenta o brilho do sol, ou a chuva e o vento.          Vivemos nos lugares celestiais em Cristo (Ef. 1: 3)- "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cr

"MAS LIVRA-NOS DO MAL" - compreenda a oração modelo e viva em oração

11- “MAS LIVRA-NOS DO MAL” Em outras traduções, esta frase é interpretada: “Mas livra-nos do maligno”, ou “Salva-nos do maligno”. Sabemos que somos tentados por Satanás por meio do nosso ego e nossa inclinação natural para pecar. Ele apela para o ego ou a nossa vontade própria como um meio para nos fazer pecar. É preciso perceber que está à nossa disposição o poder e a presença de Deus para vencermos a tentação. Nosso Pai não deseja que fiquemos em desespero, abatidos, fracos e vencidos com a tentação, Ele quer que sejamos filhos fortes e que caminhemos com Ele numa comunhão perfeita e numa amizade eterna. O nosso pai quer nos ensinar que está sempre connosco mesmo nas maiores batalhas da nossa vida, pois somos d´Ele e Ele deseja gozar connosco as nossas vitórias. Aqueles que têm educado filhos conhecem muito bem algumas das preocupações e temores, mas também as alegrias em observar nossos filhos à medida que crescem. Assim é também com Deus, nosso Pai. Há um processo de