O LUGAR DA TUA SATISFAÇÃO TOTAL
1. UMA SÓ MÃE (alegoria)
2. UM SÓ MONTE
3. UM SÓ TRONO
4. UM SÓ ALTAR
Gálatas 4:21-31
“Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós; porque está escrito: Alegra-te estéril que não dás à luz, esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa, como Isaque.”
Hebreus 12: 18-25
… Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos...”
Nos dias de hoje como nos dias do apóstolo Paulo, muitos se fazem de apóstolos e profetas, mas não têm os fundamentos corretos dos apóstolos e dos profetas. Se queremos ir longe no Reino de Deus, se queremos participar de tempos de refrigério da presença do Senhor, se queremos ter vidas saudáveis e um povo forte, é fundamental percebermos por revelação estes fundamentos que Jesus, os apóstolos e os profetas nos deixaram. Tenho satisfação total em compreender estas coisas que nos fazem pessoas saudáveis, fortes e livres. Se lermos a carta do apóstolo Paulo aos Gálatas e a carta aos Hebreus, vamos descobrir que Deus nos deu um só altar, um só santuário, um só sacerdote, um só trono, uma só mãe (alegoria), um só espírito. Por esta causa é que muitos se acham seguros de si mesmos, mas misturam as coisas, têm mais que um altar, têm mais que uma fonte, têm mais que um santuário e por aí fora.
Por isso há doenças espirituais, há desequilíbrios e até usam-se da graça e da unção de Deus para fazerem firme as suas fantasias, ilusões e espiritualidades. Misturam doutrinas estranhas com doutrina verdadeira de Deus, arranjam cultos, programas, ensinos para valorizarem certas coisas acima daquilo que Deus simplificou pelo poder do evangelho de Jesus. Paulo diz aos gálatas, usando-se de uma alegoria que hoje temos uma só mãe que nos gerou, que nos abençoou e que produz em nós a promessa de Deus. Esta “mãe” é a Jerusalém de cima, não a terrena. Está muito claro, é da cidade celestial que fomos gerados pela Palavra de Deus. Jesus está no lugar que Ele já nos destinou, pela nossa fé vivemos nesta bendita esperança. Houve grandes provas na vida da mulher de Abraão, Sara – a “mulher livre”. Pela fé ela deixou de ser estéril e ultrapassou o peso da idade, dando à luz filhos da promessa, isto deve-se ao poder do nosso Deus que do seu trono chama as coisas que não são para passarem a existir.
Três são os que testificam no céu, como diz o apóstolo João: “O Pai, a Palavra (o Filho) e o Espírito Santo”, e estes três são um e concordam num só plano. Hoje nós vivemos na obra da Graça de Cristo que nos proporcionou estas bençãos, mas muitos não satisfeitos procuram diminuí-la ou acrescentá-la. Nós somos filhos da mulher livre e não da escrava com seus pecados, rituais e coisas do género. Tudo o que Deus faz em nós é pela sua promessa, logo, é preciso fé nas suas promessas, é pela graça e não pela guarda de toda a lei.
Nós não temos justiça alguma, somos justificados em Deus pela fé em Cristo, caso contrário estamos a desonrar a cruz de Cristo, sua obra.
Na cruz, Deus deu-nos o perdão, deu-nos a vida eterna, a cura, a paz, a justiça, o amor. O Espírito Santo da promessa produz em nós tudo o que Jesus é e fez por nós. Há poder no sangue de Jesus que nos purifica e nos coloca nas promessas de Deus.
Tudo o que tu queres ser ou fazer no reino, aprende:
Depende do Pai, do Trono de Deus, depende da direção do Espírito Santo e da Palavra viva de Deus.
Afaste-se de tudo o que é carnal, diabólico, daquilo que produz ódio, contenda, escravidão, obrigação, intimidação, que não tem vida de Deus, que é confuso. Deus não é “salada russa”, Deus não segue os nossos caprichos, Ele ama o equilíbrio, a sobriedade e não é homem para fazer mudanças constantes, sem sentido e confusas. Que bom acreditarmos que já temos diante de nós tudo o que precisamos.
Os que são filhos de cima, cidadãos do céu, produzem o que é da graça, querem gerar discípulos pela influência do Espírito e da graça de Deus, querem ser imitadores de Deus, esperam o mover do Espírito pela oração e pela pregação, desejam ver aquilo que é do céu, aquilo que está escrito, que procede do amor de Deus.
Queres um ministério, um dom ao serviço do Reino?
Queres cultos tremendos que mudam pessoas, cidades, vilas? Queres um homem para te casares? Queres uma mulher para te casares? Queres ser próspero na tua profissão? Queres discípulos que sigam a Cristo? Queres paz na tua vida? Estás pronto a sofrer pelo evangelho? A viver acima da justiça dos fariseus? Dos hipócritas religiosos? Queres água viva constante? Separa-te! Separa-te daquilo que atormenta, intimida, escraviza. Separa-te da corrupção, do mundo que vive no engano, na mentira e na falsidade. Procura viver no controle do Espírito Santo de Deus e segue-o, vive para Cristo e os seus ensinos. Pela fé vai ao trono de Deus e recebe orientação do Espírito para viveres no verdadeiro louvor, na celebração e na verdadeira adoração. Recebe pela fé o que o Espírito Santo e a Palavra de Deus te querem transmitir, vive em constante comunhão com o Espírito.
Procura aquilo que é do Reino de Deus, aquilo que é puro, justo, honroso.
Não vivas na teimosia, não faças as coisas debaixo duma mágoa, duma revolta, duma decepção. Aprende a viver com as decepções, incompreensões, com as privações e morre para as tuas dores, os teus pecados, vícios.
Entrega-te a Deus, humilha-te perante Ele, converta-se o teu riso em choro, lamenta as tuas misérias e verás a grandeza de Deus. Sacia-te na revelação fresca da Palavra de Deus, o ensino correto, para uma boa consciência, porque disto depende a tua conduta de fé.
Devora a Palavra, busca a presença de Deus com toda a intensidade, voluntariedade e espontaneidade.
Adora a Deus, adora-o, adora-o profundamente e em todo o tempo.
Não busques mulher ou homem no mundo do pecado, crê que Deus tem a pessoa certa no seu Reino, não te precipites, não ajas nas tuas mágoas e emoções. Não te desvies do que diz a Palavra a respeito do amor, do casamento, da justiça, da generosidade, da pureza, não inventes, não resistas, restaura a tua vida.
Há alguns que querem as coisas à sua maneira, e até dizem e fazem coisas como se Deus tivesse que aceitar como verdade absoluta.
Não acrescentes mandamento, leis da tua própria cabeça para satisfazeres a tua alma, para quereres o teu sucesso, porque logo descobrirás que estás no vazio, seco e inchado na tua carnalidade.
Alguns há que amam mais o seu ventre do que a cruz de Cristo, sua obra. Se não atingiste o nível de vida que Deus nos dá por graça, então cresce, procura usar os meios corretos para atingires níveis mais elevados com Deus. Não queiras ir atrás de outros de forma tão precipitada e confusa, com meios pouco lícitos para atingires certos fins. Tem calma! Cada um tem a sua história com Deus e a graça (capacidade) de Deus foi dada a cada um conforme o dom de Cristo, é o seu propósito para cada um de nós. Se perdemos, se regredimos, é hora de recuperarmos, de nos levantarmos e procurarmos a unção de Deus e o seu verdadeiro ensino.
Deus tem muitos dons, mas o Espírito é o mesmo, tem uma porta aberta para cada um de nós. Por vezes contrariamos o processo normal de Deus trabalhar em nós, precipitamo-nos e aceleramos o processo de Deus, aceitamos o que é precoce para dizermos que já temos ou já somos o fruto maduro. Aqueles que são de cima, os que dependem a sua vida pelo rio da vida que procede do trono de Deus não precisam de rudimentos, de coisas tão básicas, tão vazias, tão terrenas. Elas vivem aceitando o processo de crescimento de Deus, que passa por amadurecer o fruto em sua vida, para alcançar e abraçar o que Deus destinou para as suas vidas.
Por estas e por outras é que Deus não trás a vida e o concretizar de coisas mais excelentes. Não existe amadurecimento, terra preparada, carácter, humildade, paciência, sabedoria espiritual, temor, é para aqui que Deus nos quer levar. Assim, Deus pode fazer algo muito grande, com consistência e com raízes profundas.
Creio que Deus vai revolucionar a sua igreja fiel e colocá-la no caminho que planeou que fosse.
Ser herdeiro de Deus não é com mecanismos humanos, com artimanhas e subtilezas, com reações anormais por causa do desespero, do teste que a pessoa está a passar, ser herdeiro é ser filho da Jerusalém celeste, é viver ligado ao Santuário celeste, ao coração do Pai e deixar que a sua Palavra seja enxertada em nossas almas, que seja parte de nós, que opere com eficácia em nossas vidas. Manda embora aquilo que quer roubar a tua herança, está seguro do que Deus te concede e suporta a perseguição e a rejeição. Ainda que aquilo que Deus te deu te seja pedido como um sacrifício para Ele (como foi o caso de Abraão com seu filho Isaque), Deus é poderoso para te restituir, e tornar a levantar aquilo que te deu por herança. Deus opera segundo o seu Espírito, segundo a Sião Celestial, por isso tudo acontece para que Ele seja sempre gracioso.
Não chegastes ao monte Sinai, onde Deus se usou de Moisés para falar ao seu povo, lugar de assombro, arrepiante, onde Deus baixou com sua glória, o povo tremeu e não suportou a voz de Deus. Agora as coisas mudaram, agora vives numa maior responsabilidade, mas és livre, tens acesso ao monte Sião nos lugares celestiais em Cristo, não vives mais com medo, assustado, incapaz. É o Filho que te salvou e te preparou para servires o Deus vivo, não mais no simbolismo, no ritual, na sombra, mas no real, no espiritual, ouvindo a voz da boca do Filho, como nosso amigo, mediador, testador, advogado, e o primogênito entre muitos irmãos. (continua no próximo número)
Paz!
Comentários
Enviar um comentário